Pular para o conteúdo

Contabilizando.com

Simples Nacional para Advogados

Simples Nacional para Advogados

O que você vai aprender nesse conteúdo?

Simples Nacional para Advogados

Usando uma contabilidade para advogados, você pode pagar menos impostos e manter todas as suas obrigações com o fisco em dia.

Para obter mais informações, continue conosco até o final deste artigo ou clique em um dos botões abaixo para conversar com nossos especialistas sobre como economizar dinheiro em impostos.

Como a contabilidade de um escritório de advocacia deve ser feita?

A abertura de uma Sociedade Individual de Advogados ou Sociedade Simples de Advogados exige escrituração contábil. Você deve contratar uma contabilidade especializada em escritório de advocacia.

Para ajudá-lo a pagar menos impostos e a manter suas declarações fiscais em dia, a contabilidade especializada em escritórios de advocacia conhece todas as obrigações fiscais e contábeis relacionadas a esse tipo de atividade.

Ainda não contratou um contador experiente em sua empresa? Contabilizando pode ajudá-lo.

Qual é o imposto que um advogado paga e quanto um escritório de advocacia paga?

Uma das maiores dúvidas daqueles que procuram uma contabilidade para advogados é o valor dos impostos mensais.

Diante desse tipo de dúvida, é importante esclarecer que os impostos de um advogado autônomo (pessoa física) são normalmente mais altos do que os impostos de um advogado pessoa jurídica.

Para garantir isso, note que colegas de profissão com CNPJ contribuem com apenas 4,5% de imposto, enquanto muitos advogados que atuam como pessoa física contribuem com até 27,50%.

Aqueles que decidem abrir uma Sociedade Individual de Advocacia ou uma Sociedade Unipessoal de Advocacia podem escolher outros regimes tributários.

Tributação no Simples Nacional

A tributação para advogados no Simples Nacional começa em apenas 4,5% do faturamento e pode chegar a um máximo de 15,75% com deduções, pois são tributados pelo Anexo IV conforme alíquotas abaixo.

Captura de tela 2023 10 07 200312

Tributação no Lucro Presumido

A alíquota de tributação sobre o lucro presumido dos advogados e escritórios de advocacia varia de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.

Aqui, é importante notar que o Lucro Presumido exige que cada imposto seja pago em uma guia específica, ao contrário do Simples, onde todos os impostos são pagos em uma única guia.

Tributação no Lucro Real

Finalmente, temos o Lucro Real, um regime cuja tributação geralmente é maior que a dos primeiros modelos, mesmo quando parte dos impostos são calculados sobre o lucro líquido.

Sobre o lucro líquido:

  • IRPJ: 15%
  • CSLL: 9%
  • Adicional de IR: No caso de lucro trimestral superior a R$ 60 mil

 

Sobre o faturamento:

  • COFINS: 7,6%
  • PIS: 1,65%
  • ISS: 2% a 5%.

Como advogados podem usar um planejamento tributário para pagar menos impostos?

Uma contabilidade para advogados e um bom planejamento tributário podem ajudá-lo a economizar impostos.

Se você deseja pagar menos impostos, abrir um CNPJ é definitivamente uma boa opção! Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas para obter a solução ideal para sua situação.

Contabilidade para advogados: como escolher uma contabilidade confiável?

O primeiro passo para profissionais que desejam pagar menos impostos e manter todas as suas obrigações com o fisco é contratar uma contabilidade especializada em advocacia.

Como, no entanto, contratar um escritório contábil de alta qualidade?

É importante obter conselhos, escolher uma contabilidade respeitável e ter experiência com serviços de escritórios de advocacia.

Agora que as principais preocupações com a contabilidade para advogados foram abordadas, é hora de abordar o processo de abertura de um escritório de advocacia.

Observe como funciona:

  • Contrate uma contabilidade especializada;
  • Escolha entre abrir uma sociedade simples de advocacia ou uma sociedade unipessoal de advogados;
  • Defina o endereço que será utilizado no seu CNPJ;
  • Na definição das atividades, seu contador deve escolher o CNAE 6911-7/01 de serviços advocatícios;
  • Elabore o contrato social para registar a sua empresa;
  • Aguarde o registro do contrato social na OAB.
  • Aguarde o registro na Receita Federal e Prefeitura;

Com a ajuda de uma contabilidade confiável para advogados, tudo fica mais fácil, embora o processo pareça burocrático a princípio.

Contabilizando, uma contabilidade online projetada para ajudar seu escritório jurídico a lidar com questões contábeis, fiscais, trabalhistas, tributárias e financeiras.

Para saber mais sobre nossos serviços, abrir seu CNPJ e economizar no pagamento de impostos, entre em contato conosco clicando em um dos botões abaixo!

Seja bem-vindo, como a Contabilizando.com pode ajudar?
Conversar via WhatsApp
error: Content is protected !!