Contabilidade para Afiliados
O que você vai aprender nesse conteúdo
Consulte o guia completo para resolver quaisquer dúvidas e obter orientação sobre como regularizar as vendas e a tributação.
Para ganhar dinheiro extra, muitas pessoas começam a trabalhar como afiliados.
Se você é um afiliado digital, pode ter algumas dúvidas sobre como operar e regularizar o seu negócio, bem como cumprir com as obrigações tributárias que incidem sobre o seu negócio. Assim, sua empresa manterá a contabilidade em dia e você terá mais tranquilidade para crescer.
Como resultado, criamos este artigo para abordar os principais problemas de contabilidade para afiliados. Você descobrirá se o afiliado pode ser MEI e se é necessário um CNPJ para operar. Também explicaremos para quem são devidos impostos e quais são as etapas necessárias para abrir uma empresa. Veja isso!
O que é marketing de afiliados e o que faz um afiliado digital?
Antes de tudo, devemos compreender o marketing de afiliados e o trabalho de um afiliado digital. Apesar do aumento da demanda por este tipo de profissional, muitos ainda não sabem o que fazem.
Portanto, vamos explicar o que é um afiliado digital: uma pessoa que vende produtos digitais, como cursos, livros e produtos.
Para resumir, as pessoas que trabalham como afiliados ajudam a divulgar produtos específicos na internet e recebem uma comissão por cada venda realizada com base em suas recomendações.
Através de plataformas de conteúdo digital como Hotmart, Eduzz e a Monetizze, sendo a principal função é cuidar da intermediação entre produtores de conteúdos digitais, afiliados e compradores.
O que é uma plataforma de afiliados digitais como a Hotmart e como funciona?
Uma das plataformas mais conhecidas do mercado brasileiro para afiliados digitais e infoprodutos é a Hotmart.
Seu trabalho é facilitar as transações comerciais entre afiliados, compradores e produtores de conteúdo digital.
Observa a forma como funciona:
- Infoprodutores: criam cursos online e ebooks e, em seguida, os comercializam na Hotmart e em outras plataformas relacionadas ao mercado.
- Afiliados: solicitam afiliação aos infoprodutos que estão disponíveis nestas plataformas e começam a promovê-los.
Para concluir, o afiliado recebe uma comissão por cada venda realizada através de sua indicação.
Como intermediário, a Hotmart deve distribuir ao produtor e ao afiliado a parte de cada venda.
O produtor digital calcula o valor do comissionamento pago usando as informações de cada produto registrado na plataforma.
Quando se trata de contabilidade para afiliados, compensa ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica?
Muitas pessoas se perguntam se é melhor ser pessoa física ou pessoa jurídica quando se trata de contabilidade para afiliados.
Aliás, há muitas pessoas que pensam que afiliados digitais não precisam de um CNPJ. No entanto, essa é uma ideia errada e coloca o empreendedor em risco perante o fisco.
Se você é uma pessoa física e precisa recolher o IRPF (imposto de renda) mensalmente por meio do Carnê Leão, você deve pagar as seguintes alíquotas de contribuição:
Aqueles que atuam como pessoa física e não preenchem o Carnê-Leão e não recolhem o Imposto de Renda sobre seus ganhos podem ser multados, bem como sujeitos ao crime de sonegação fiscal.
Posso ser MEI se precisar de um CNPJ?
A possibilidade de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é uma questão importante para os afiliados. É provável que você se pergunte se é possível aderir a esse regime, pois o MEI tem uma carga tributária menor e é mais fácil de administrar.
Porém, para abrir um MEI, sua atividade precisa estar na lista de atividades permitidas. Até 2019, os afiliados poderiam ser classificados como microempreendedor individual, mas a lista foi alterada e os afiliados não foram incluídos.
O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) classificava os afiliados como operadores de marketing direto. Atualmente, os afiliados não podem ser considerados microempreendedores individuais (MEI) devido à ausência de um regulamento específico que os autoriza a atuar como MEI.
Tributação para afiliados: quanto paga de impostos um afiliado digital?
Após mostrar como funciona o marketing de afiliados e como os especialistas da área podem ganhar dinheiro online, é hora de começar a discutir a tributação de afiliados e métodos para reduzir os impostos.
Ao aprender sobre as regras de tributação, você pode contar com um planejamento tributário personalizado e economizar dinheiro e reduzir a sua carga tributária contratando uma contabilidade para afiliados digitais ou uma contabilidade especializada em negócios digitais.
Na prática, existem três possíveis tipos de tributação para afiliados digitais:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
O regime a ser implementado dependerá da avaliação de um contador especialista e das características da empresa, incluindo o volume de faturamento dos afiliados.
Vamos explicar em detalhes como cada regime tributário funciona para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e escolha a melhor opção para sua situação.
Como os afiliados do Simples Nacional são tributados?
O tipo de atividade CNAE atual para afiliados é 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários (a escolha do CNAE correto evita problemas com o fisco e o pagamento de impostos em excesso).
Por sua vez, a legislação em vigor determina que o afiliado que escolhe o regime de tributação Simples Nacional deve tributar com base no Anexo III ou no Anexo V desse regime.
Na prática, o conjunto de alíquotas e o anexo a serem usados dependerão da regra do Fator R, que é a relação entre as despesas do afiliado com pró-labore, pagamento de funcionários (se tiver) e seu faturamento.
Anexo III– Destinado aos afiliados que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume igual ou superior a 28% do seu faturamento mensal.
Anexo V – Destinado aos afiliados que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em volume inferior a 28% do seu faturamento mensal.
Observação Importante: Nesse regime, a alíquota máxima de contribuição possível não excede 19,50% sobre o faturamento, considerando a parcela de “valor a deduzir” de cada anexo.
O fato de que o afiliado seja um prestador de serviços é uma consideração importante a ser levada em consideração. Isso significa que, para ele, não há diferença no valor que pode ser recolhido em impostos por ebooks ou cursos online.
Em outras palavras, o que queremos dizer é que as alíquotas de cálculo e contribuição não mudam, independentemente do produto vendido. Isso é diferente da tributação dos infoprodutos e infoprodutores.
Como os afiliados do Lucro Presumido são tributados?
O recolhimento de impostos com base nas regras do lucro presumido é outra alternativa quando se trata de tributação de afiliados.
De acordo com a legislação em vigor, afiliados optantes pelo Lucro Presumido devem pagar uma alíquota de 13,33% a 16,33% sobre cada faturamento.
A regra básica é a seguinte:
- Impostos Federais: 11,33%
- Impostos Municipais: 2% a 5% (dependendo do município).
Assim, nestes casos, este regime pode ser até mais econômico que o Simples Nacional. Isso reforça a importância do planejamento tributário feito por uma contabilidade especializada para os afiliados que desejam economizar dinheiro.
Como os afiliados do Lucro Real são tributados?
Finalmente, há o Lucro Real, um regime tributário obrigatório para empresas com receita anual superior a R$ 78 milhões, mas opcional para empresas de menor porte.
Neste sistema, uma parte dos impostos é calculada sobre o lucro líquido e outra parte sobre o faturamento, com base nas alíquotas de contribuição a seguir:
- IRPJ: 15% (sobre o lucro líquido)
- Adicional de IR: 10% sobre o lucro excedente a R$ 60 mil no trimestre.
- CSLL: 9% (sobre o lucro líquido)
- COFINS: 7,6% (sobre o faturamento)
- PIS: 1,65% (sobre o faturamento).
- ISS: 2% a 5% sobre a venda de cursos e mentorias.
Assim, agora que você conhece as possibilidades e como funciona a tributação para afiliados, use o apoio de nossos especialistas para escolher o regime tributário mais econômico para sua empresa e pagar menos impostos.
Como emitir notas fiscais para afiliados digitais?
De acordo com a legislação em vigor, o afiliado deve emitir todas as notas fiscais de prestação de serviços para o infoprodutor sempre que receber uma comissão por vendas.
Essa nota fiscal regulariza as operações da perspectiva fiscal, evitando que os envolvidos sejam intimados a prestar esclarecimentos ou mesmo sejam auturados.
Por outro lado, para que o empreendedor possa emitir suas notas fiscais, ele precisará contratar uma consultoria fiscal que o ajude a obter o CNPJ e também lhe dê permissão para emitir notas do tipo NFSe.
No entanto, se o volume de vendas de produtos digitais for extremamente alto, acabará sendo inviável emitir notas fiscais manualmente.
Assim, é aconselhável usar um sistema de notas fiscais como Notazz ou eNotas.
Quando contratados e configurados, esses sistemas emitem automaticamente notas fiscais para cada venda. Isso torna o processo muito mais fácil.
Por que devo contratar um afiliado digital de contabilidade?
Ao contratar uma contabilidade especializada em afiliados digitais, o afiliado fica tranquilo em relação às suas obrigações perante o fisco e tem acesso a vários serviços e benefícios, como:
- Acesso à emissão de notas fiscais;
- Apuração e cálculo de impostos;
- Economia no pagamento de impostos;
- Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Conselhos sobre os regimes tributários adequados
Ao contratar uma contabilidade para afiliados, você evita o risco, recebe todas as recomendações que precisa, está em dia com o fisco e faz as melhores escolhas para seu negócio.
Como contratar uma contabilidade para afiliados e abrir uma empresa?
Pensando em contratar contabilidade para afiliados ou abrir uma empresa? Aprenda sobre nossos serviços de contabilidade digital e a Contabilizando.
Você que opera no mercado digital pode obter todas as informações que precisa para abrir um CNPJ para afiliados digitais de forma fácil e rápida, manter todas as suas obrigações fiscais em dia e economizar dinheiro pagando impostos com nossa ajuda.
Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco imediatamente!
Conheça os Nossos Planos
Veja o plano que se adequa com o perfil da sua empresa
Básico
Prestadores de Serviços-
Empresas Enquadradas no Simples Nacional
-
Contabilidade Completa
-
Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
-
Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
-
Emissão de Notas Fiscais
-
Importação Automática da Nota Fiscal
-
Importação e Conciliação de Extrato
-
Pró-labore dos Sócios até 1 sócios grátis
-
Folha de Pagamento de Funcionários
-
Conciliação Bancária
-
Faturamento Mensal de 0 a 15K
-
Imposto de Renda Pessoa Física
-
Controle Financeiro
-
Serviços Avulsos
Padrão
Prestadores de Serviços-
Empresas Enquadradas no Simples Nacional
-
Contabilidade Completa
-
Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
-
Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
-
Emissão de Notas Fiscais
-
Importação Automática da Nota Fiscal
-
Importação e Conciliação de Extrato
-
Pró-labore dos Sócios até 2 sócios grátis
-
Folha de Pagamento de Funcionários
-
Conciliação Bancária
-
Faturamento Mensal de 15 a 50K
-
Imposto de Renda Pessoa Física
-
Controle Financeiro
-
Serviços Avulsos
Avançado
Prestadores de Serviços-
Empresas Enquadradas no Simples Nacional
-
Contabilidade Completa
-
Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
-
Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
-
Emissão de Notas Fiscais
-
Importação Automática da Nota Fiscal
-
Importação e Conciliação de Extrato
-
Pró-labore dos Sócios até 3 Sócios grátis
-
Folha de Pagamento de Funcionários
-
Conciliação Bancária
-
Faturamento Mensal de 50 a 100k
-
Imposto de Renda Pessoa Física
-
Controle Financeiro
-
Serviços Avulsos