Pular para o conteúdo

Contabilizando.com

Contabilidade para Pequenas Empresas

Contabilidade para Pequenas Empresas

O que você vai aprender nesse conteúdo?

Nesse artigo, abordaremos a importância de uma Contabilidade para Pequenas Empresas.

Quando um empreendedor decide abrir uma empresa, ele deve saber que para que a empresa funcione, ele precisa cumprir certas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas, e deve fornecer essas informações ao governo mensalmente por meio de declarações.

É importante destacar que todas as empresas no Brasil são obrigadas a manter registros contábeis de todas as suas operações. apenas o microempreendedor individual que não precisa fazer contabilidade mensal.

A princípio, os donos de micro e pequenas empresas pensam que contratar um contador pode ser caro para a sua empresa.

No entanto, é importante entender que o contador pode ajudá-lo de forma estratégica a gerenciar sua pequena empresa além de cumprir todas as suas obrigações.

Nós sabemos que muitos empreendedores de microempresas de pequeno porte no Brasil acabam fechando as portas em menos de cinco anos. É por isso que aconselhamos os empreendedores a contratar um contador experiente para ajudá-los a gerenciar estrategicamente sua microempresa.

Quando não é feita a contabilidade para pequenas empresas

Devido ao fato de que a maioria das empresas no Brasil começa de forma informal, a maioria dos empresários acaba não entendendo a importância de manter a contabilidade de sua empresa.

Essa responsabilidade também recai principalmente sobre o contador, que aceita fazer o básico que o cliente percebe para evitar perder os honorários contábeis, apesar do conhecimento da obrigatoriedade.

Como microempreendedor ou proprietário de uma pequena empresa, isso pode acarretar vários problemas. Por isso, acho que não vale a pena ter uma contabilidade que não faça as coisas corretamente.

Na Contabilizando fazemos a contabilidade da sua micro empresa e preparamos relatórios para ajudá-lo a tomar decisões para sua pequena empresa.

Se você não fornecer ao seu contador o extrato bancário e sua movimentação mensal, ele não poderá gerenciar a contabilidade da sua empresa.

Financiamento para pequenas empresas

A aquisição dos recursos necessários para a criação da sua empresa também é um aspecto importante da contabilidade para pequenas empresas.

No caso de você conseguir aumentar a produção ou a entrega de serviços sem demonstrar aos investidores os resultados operacionais até o momento, ninguém quer financiar uma parte de suas operações ou emprestar dinheiro.

A contabilidade bem-feita de sua empresa demonstra isso.

Alguns empreendedores não valorizam o trabalho dos contadores porque têm dificuldade em entendê-los. Isso explica por que a maioria das empresas no Brasil são microempresas.

Você não conseguirá investimentos de bancos e instituições se sua contabilidade estiver errada. Até os investimentos anjos, que são pessoas físicas que investem dinheiro em uma empresa com o objetivo de ganhar com os resultados, não mais investem nela.

Eles só colocarão dinheiro na sua empresa se a parte contábil fiscal estiver regulamentada. Lembre-se de que o código civil diz que os empresários são obrigados a manter a contabilidade organizada de sua empresa.

Atualmente, quando falamos de balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, fluxo de caixa e outros controles, pensamos em pequenas e médias empresas.

Hoje em dia, os bancos não exigem mais declarações de faturamento dos clientes para demonstrar a receita anual da empresa.  Os bancos querem conhecer a saúde patrimonial das empresas e seu grau de endividamento. Para isso, eles exigem demonstrações contábeis para verificar e avaliar sua empresa.

É necessário que pequenas empresas tenham contabilidade?

Atualmente, há mais de 6 milhões de empresas no Brasil, sendo 99% delas micro e pequenas. Essas empresas não sabem como manter a escrituração contábil, então contratam empresas de contabilidade apenas para Assessoria Fiscal e Trabalhistas.

Assim, muitos profissionais optaram por oferecer apenas as partes fiscal e trabalhista porque a escrituração fiscal através do livro caixa atendia a Receita Federal. Mas consulte um contador antes de contratar uma contabilidade.

A sonegação fiscal ou a prática ilícita de impostos por parte de empresários que não emitem Notas Fiscais quando vendem serviços e produtos, comprometendo a informações contábeis da empresa.

Para realizar a Escrituração Contábil, a empresa deve fornecer extratos bancários, notas fiscais de compras e vendas, bem como todas as transações financeiras e patrimoniais para conciliação e contabilidade no final do mês.

Na verdade, a maioria dos empresários médios, pequenos e micro estão preocupados em não pagar os impostos, argumentando que os governos não fazem nada para ajudar a sociedade. Acreditamos que a melhor maneira de alcançar um crescimento sustentável é a informalidade.

A contabilidade no Regime do Lucro Presumido e Simples Nacional ganha ainda mais cunho gerencial porque as despesas da empresa não afetam a tributação que é realizada com base na receita, não no lucro.

Pequenas empresas estão crescendo graças à contabilidade

Para começar, você pode usar números confiáveis para calcular retorno do investimento, lucro operacional, margem de contribuição de cada produto, fluxo de caixa, entre outras coisas.

O principal objetivo da contabilidade é calcular a variação patrimonial das empresas e calculá-la usando esses relatórios.  Embora toda formalidade tenha um custo financeiro para seu negócio, acredite que isso o ajudará a continuar.

Sem dúvida, precisamos fazer o que podemos para exigir do governo uma melhor distribuição de renda e uma carga tributária menor.

Procure uma assessoria contábil confiável que ofereça a sua empresa segurança, crescimento e sustentabilidade.

A expansão de uma empresa depende de sua gestão eficaz.  Muitas empresas estão expandindo e expandindo seus negócios para outros países devido à globalização empresarial e à facilidade do comércio internacional.

Não perca tempo se preocupando com a sonegação fiscal e a criação de empregos informais. Sua pequena empresa pode crescer muito se você for criativo e trabalhar muito.

Você pode contar com toda a nossa assistência.

Por último, mas não menos importante, somos especializados em contabilidade para pequenas empresas.

Qual é o regime de tributação aplicável às microempresas: quais impostos devem ser pagos pelas microempresas?

A tributação é a parte mais importante das empresas e tem sido um ponto em que os empreendedores devem prestar muita atenção.

Como resultado, é fundamental contar com uma contabilidade especializada para fazer um planejamento tributário, escolher o tipo ideal de tributação e descobrir o melhor método de estruturar a empresa para pagar o menor imposto possível.

Assim, vamos examinar os sistemas tributários que existem no Brasil, que são os seguintes:

Lucro Real: Esse regime é o menos empregado porque é mais vantajoso para grandes empresas devido à sua forma de cálculo do imposto baseada no lucro.

Lucro Presumido: Essa é uma forma de tributação que o governo presume o lucro e estabelece uma alíquota de 11,33% além do ISS, que pode variar de 2% a 5%, dependendo do município. Assim, a alíquota do lucro presumido oscila entre 13,33% e 16,33%.

Simples Nacional: Além disso, o regime tributário Simples Nacional é o mais popular, pois geralmente é o mais econômico. Esse tipo de tributação tem cinco anexos e a alíquota varia de 4% a 33%, dependendo do tipo de negócio e do faturamento.

Caso a empresa seja enquadrada no Anexo V, a contabilidade deverá fazer um planejamento tributário para descobrir se compensa abrir uma empresa no Lucro Presumido.

O processo de abertura da empresa

Agora que você sabe o que é e como funciona a contabilidade para pequenas empresas, você também sabe que a forma mais eficaz de pagar menos impostos, seja no Simples Nacional ou em outro regime tributário, é necessário abrir o CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

Para isso, você deve abrir um CNPJ e deixar de atuar como pessoa física, onde as cargas tributárias do Imposto de Renda e INSS são muito maiores.

Portanto, vamos seguir os passos necessários para abrir uma empresa:

  1. Obtenha um certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
  2. Estabeleça um endereço comercial, que pode ser um endereço fiscal, sede virtual ou coworking;
  3. Faça uma consulta de viabilidade do endereço com a prefeitura;
  4. Definir todos os dados, incluindo capital social, atividades, CNAEs e documentos dos sócios;
  5. Criar um contrato social;
  6. Registrar o contrato social na Junta Comercial;
  7. Registrar o CNPJ na Receita Federal; e, se for um negócio, fazer o cadastro da Inscrição Estadual junto à Secretaria da Fazenda.
  8. Solicitar a inscrição municipal à prefeitura;
  9. Obtenha os alvarás e licenças necessários;
  10. Obtenha um certificado digital de pessoa jurídica, também conhecido como e-CNPJ.

Sua microempresa estará pronta para pagar menos impostos e emitir as notas fiscais após concluir esse processo passo a passo.

Clique nos botões abaixo para contratar a Contabilizando para abertura de empresa ou para contratar contabilidade para pequenas empresas.

Conheça os Nossos Planos

Veja o plano que se adequa com o perfil de sua empresa

Básico

Prestadores de Serviços
R$ 350 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 1 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 0 a 15K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos
Popular

Padrão

Prestadores de Serviços
R$ 450 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 2 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 15 a 50K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos

Avançado

Prestadores de Serviços
R$ 647 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 3 Sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 50 a 100k
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos

Básico

Empresas Comerciais
R$ 497 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 1 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal Até 30K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos
Popular

Padrão

Empresas Comerciais
R$ 597 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 2 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 30 a 100K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos

Avançado

Empresas Comerciais
R$ 897 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 3 Sócios Grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 100 a 300k
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos
Seja bem-vindo, como a Contabilizando.com pode ajudar?
Conversar via WhatsApp
error: Content is protected !!